A Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab Curitiba) entregou nesta quinta-feira as chaves de quatro novas casas que contam com um sistema inédito no Brasil. As moradias foram construídas sem a utilização de tijolos nem cimento, as moradias erguidas pelo novo sistema são compostas de painéis feitos de fibra de vidro que foram confeccionados na indústria e levados já prontos para o canteiro de obras, onde foram montados. As quatro famílias que receberam as moradias são de áreas de risco e de vulnerabilidade social. A partir de agora elas passaram por acompanhamento período para avaliar se o novo método de construção deverá ser utilizado em mais moradias de interesse social.
Foto crédito: Cesar Brustolin/ divulgação SMCS |
As quatro casas foram doadas pela empresa privada, IT Sistemas Construtivos, para que o novo método possa ser avaliado para aplicação no setor de habitação de interesse social. Com a tecnologia é possível erguer uma casa em menos de 48 horas, isso poderia agilizar e muito a entrega de moradias para as famílias de baixa renda que hoje aguardam na fila da COHAB do município.
Além de agilidade a tecnologia também minimiza as perdas com materiais, para se ter uma ideia, pelo modelo convencional em média são perdidos 30% dos materiais utilizados, o novo método reduz esse percentual para 3%. Outra vantagem é que o canteiro de obras fica muito mais limpo e organizado, facilitando a preparação do imóvel para a entrega.
As instalações hidráulicas e elétricas são acopladas aos painéis que formam as paredes da casa. Os materiais utilizados na construção não apresentam problemas de fissuras, infiltrações, esboloramento, descascamento da pintura ou deterioração precoce, pois são construídos com materiais de alta qualidade, proporcionando mais segurança e conforto para as famílias. Como o sistema foi implementado em fase de avaliação, as famílias concordaram em serem acompanhadas constantemente para que a COHAB e a empresa responsável pelo material possa avaliar a aplicação deste tipo de construção em grande escala.
O prefeito Gustavo Fruet estava presente na entrega das moradias. “Estamos em busca de novas tecnologias que possam aumentar a agilidade na construção de casas populares. Pelo que podemos ver são casas construídas rapidamente e com pouca geração de impactos ambientais. Após a ocupação por parte das famílias, faremos uma avaliação sobre a habitabilidade das moradias”, afirmou o prefeito.
As quatro famílias beneficiadas pagaram apenas o custo do terreno financiado com parcelas acessíveis por mês. A ideia é utilizar o novo método de construção nos futuros empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida em Curitiba, já que a tecnologia é moderna, rápida e também muito mais sustentável do que o método convencional.
Deixe uma resposta