A prefeitura de Fortaleza realizou o cadastro para os interessados em participar de programas habitacionais do município, entre os meses de março e junho deste ano, cerca de 115 mil famílias se inscrever para acessar o “Minha Casa, Minha Vida”, programas de melhorias habitacionais e/ou de regularização fundiária. Em agosto estará disponível na internet um sistema para acompanhamento das inscrições, o programa poderá ser acessado através do site www.fortaleza.ce.gov.br e tem como objetivo oferecer as famílias inscritas uma ferramenta de acesso ou acompanhamento dos programas habitacionais realizados no município.
O anúncio da nova ferramenta foi feita pela Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habifor) e pelo Instituto de Planejamento (Iplafor). O programa vai permitir que o candidato tenha acesso ou acompanhe a inscrição, dessa forma tornará os programas habitacionais desenvolvidos no município mais transparente.
O vice-presidente do Instituto de Planejamento (Iplanfor), Alexandrino Diógenes, informou que após a finalização dos cadastros, parte das inscrições realizadas de forma manual está sendo inserida na plataforma e que esse processo é uma nova experiência, pois o cadastramento anterior não oferecia nenhuma ferramenta para acesso ou acompanhamento de inscrição dos Programas Habitacionais realizado em Fortaleza.
Minha Casa, Minha Vida
Por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal a prefeitura pretende beneficiar mais de vinte mil famílias em Fortaleza com moradias populares, principalmente para as famílias que ganham até R$ 1,6 mil. Para participar é preciso que a família não possua imóvel próprio e que nunca tenha sido beneficiada por programas habitacionais, sejam eles do Município, Estado ou da União.
Reforma Habitacional
O programa de reforma prevê a reforma de moradias das famílias de baixa renda, realizando preferencialmente a adequação de banheiros, fossa, sumidouro, ligação de fossa à rede de esgotamento sanitário, reparo em telhados, caixa d’água, além de outras quarenta mil reforma de habitações que será desenvolvido através de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Estadual. Dessa forma será possível proporcionar as famílias mais dignidade e também melhorar a infraestrutura das famílias de baixa renda.
Programa de Regularização Fundiária
Já o programa e regularização fundiária prevê a regularização de moradias, permitindo que as famílias recebam os registros dos imóveis perante o Cartório de Registro de Imóveis, conquistando dessa forma a segurança jurídica das moradias. Estão previstas a regularização de, pelo menos, sessenta mil moradias.
Deixe uma resposta