Na Bahia existe o programa Casa da Gente, que é como se fosse um Minha Casa, Minha Vida porém em menor proporção e com recursos do Governo do Estado. Ele é coordenado pela Conder (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado da Bahia). Ele é destinado exclusivamente as famílias que não possuem casa própria e que nunca foram beneficiadas por programas habitacionais, atualmente a faixa de renda atendida pelo programa habitacional é a das famílias com renda de até três salários mínimos.
O programa já foi premiado diversas vezes por conta da sua qualidade. Um exemplo é o Conjunto Residencial 27 de Abril, que foi construído no bairro Saboeiro em Salvador, ele é voltado exclusivamente para famílias de trabalhadoras domésticas, a maior parte dos imóveis é de mães solteiras. Além disso existem outros programas de segmentação, como o que foi destinado apenas a integrantes do MST (Movimento dos Sem Teto), residenciais voltados apenas para movimentos e comunidades tradicionais, como, por exemplo, índios e quilombolas.
A demanda de atendimento costuma ser muito grande, por isso são estabelecidas prioridade no atendimento as famílias que moram em áreas de risco, que são chefiadas por mulheres ou que possuem deficientes ou idosos. Como as habitações são de interesse social, só são atendidas as famílias que possuem renda familiar bruta de até três salários-mínimos, quem ganha acima desse valor não pode ser atendido, a maior parte das famílias contempladas tem renda de um salário-mínimo ou até menos. As famílias de baixa renda pagam prestações de acordo com a renda familiar, quanto menor a renda, menor será o valor da prestação da casa ou do apartamento, dessa forma é possível viabilizar os pagamento de acordo com a condição de cada família. O valor restante é subsidiado com os recursos do programa Casa da Gente.
O programa habitacional Casa da Gente da Conder é importante para reduzir o deficit habitacional no estado da Bahia, ele não atua apenas na capital Salvador, mas também nos municípios do interior. Somados os atendimentos dele, mais o Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e o Programa de Acelaração do Crescimento (PAC), temos beneficiadas mais de 107 mil famílias em diversas localidades da Bahia.
Os recursos da Conder vem de diversas fontes para a viabilização do Casa da Gente, são elas, PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), Banco Interamericano de Desenvolvimento e Banco Mundial.
Deixe uma resposta