O Programa Morar Bem foi lançado em 2011 no Distrito Federal (DF) com o objetivo de acabar com o deficit habitacional. Ele atende famílias com renda de até doze salários mínimos, os interessados precisam atender aos requisitos da Lei Distrital 3.877 de 2006, entre eles está a exigência de não possuir imóvel próprio e nem financiado, nunca ter sido atendido por programas habitacionais e residir a no mínimo cinco anos no Distrito Federal. Os interessados precisam preencher o Novo Cadastro de Habitação (NCH).
Morar Bem DF ajuda combater o deficit habitacional |
O NCH é também uma ferramenta para que o governo conheça o deficit habitacional, criando políticas para reduzi-lo. Normalmente é dada prioridade as famílias que residem em áreas consideradas de risco e/ou que são consideradas vulneráveis pelo poder público.
Cadastro
O cadastro pode ser feito pela internet ou pessoalmente nos endereços definidos pela Secretária de Estado de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, bem como pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal. No momento o cadastro não está disponível (fechado). Os interessados deverão aguardar abertura de novas inscrições, para acompanhar a situação e processo das inscrições caso já seja cadastrado, por favor acesse o site do programa Morar Bem:
No site está disponível também a relação completa de famílias inscritas, podendo o interessado efetuar consultar por meio do CPF (Cadastro de Pessoa Física), pelo nome completo ou ainda pelo CNPJ da entidade. Um detalhe interessante é que quem já possui um cadastro ativo, poderá efetuar a atualização dos dados, para isso basta acessar a opção “atualizar contatos” no menu “consultas”.
Atualmente estão sendo ofertados pelo Governo do Distrito Federal dez conjuntos habitacionais em diferentes localidades, são eles: Gama, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho. O candidato poderá manifestar o interesse por até três empreendimentos, de acordo com a disponibilidade de imóveis no período de inscrição.
Uma dúvida frequente dos pretendentes é com relação a ter restrições no CPF, o popular “nome sujo”. Para os empreendimentos voltados exclusivamente para famílias que ganham até três salários mínimos, normalmente não tem problema, pois não é realizada consulta, já que a maior parte do valor do imóvel será subsidiada pelo Governo. No entanto, para imóveis com subsídios menores, isto é, voltado para famílias que ganham acima de três salários mínimos, normalmente a instituição financeira faz análise de risco, pois o subsídio é menor.
O programa Morar Bem atende apenas as famílias que ganham até 12 (doze) salários mínimos. Caso a sua renda familiar bruta seja um valor superior a esse, não será possível participar. É importante também salientar que os empreendimentos são voltados para grupos de renda, sendo assim poderá ter imóveis voltados apenas para famílias com renda de até R$1.600 (faixa I – finalidade social) ou qualquer outro grupo de acordo com a renda e o perfil atendido pela Companhia de Habitação do Distrito Federal.
Sandra Saraiva says
sou criada em brasília desde 1960 fiz minha inscrição desde a antiga xis quando estava perto de ser classificada me tiraram da lista dizendo que eu tinha iptu no meu nome. nunca possui residencia nem em Brasília e nem em lugar nehum. como faço para comprovar que nunca tive moradia rópria?