Hoje em dia o sonho da casa própria é muito mais do que um desejo, trata-se de uma ferramenta para garantir dignidade e uma melhora na qualidade de vida das famílias. Um recente pesquisa mostrou que as pessoas que vivem morando em um imóvel de aluguel, tendem a serem mais infelizes. Em todo o mundo surgem diversos programas habitacionais e organizacionais para proporcionar a realização do sonho da casa própria uma realidade ou então transformar a atual moradia em um lar digno, através da construção e reforma. O programa Teto foi criado justamente para promover o voluntariado dentro das comunidades, e também com a ajuda de jovens voluntários, em sua maioria estudantes, promovendo dessa forma a construção de moradias emergenciais e/ou programas de habitação social.
Um Teto para Meu País é uma iniciativa da “Techo” |
O programa TECHO (Um Teto para Meu País), vem do espanhol e significa Teto e/ou telhado. Ele é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que atua na latino-americana e que foi fundado em Santiago no Chile em 1997. Atualmente ele já atua em 19 países dentro da América Látina e também do Caribe, inclusive desenvolvendo ações dentro do Brasil, tem a sede na cidade de São Paulo, porém também atua em outros estados. Além do Brasil, o Techo está presente também no Chile, Argentina, Bolívia, Costa Rica, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Como o TETO funciona
Através da ação conjunta dos moradores e também dos voluntários é possível recuperar a situação de pobreza que vivem milhões de pessoas no mundo. Por meio da união é possível viabilizar a construção de moradias emergenciais e também de habitação social para as famílias que vivem nas comunidades precárias. O programa é mantido principalmente através de voluntárias e da ação conjunto de moradores.
As campanhas para a captação de voluntários são realizadas principalmente nas Faculdades e Universidades, por essa razão a maioria dos voluntários tem até 30 anos de idade.
O Teto atua principalmente em comunidades precárias, que são definidas como um grupo de oito ou mais famílias que vivem em um terreno que possui situação irregular em terrenos legais, mas que carecem de serviços básicos como esgoto, água, energia elétrica, etc. O programa desenvolve ações para promover uma melhora na qualidade de vida dessas famílias, dando-lhes um teto para viver com mais dignidade ou reformando os já existentes.
Para participar como voluntário, seja ajudando na construção ou doando materiais ou recursos financeiros para a construção de novas moradias, acesse o site www.techo.org/paises/brasil e conheça mais sobre as ações e projetos desenvolvidos pela organização não-governamental.
Deixe uma resposta