A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) atua no estado de São Paulo constituindo e financiando moradias principalmente para as famílias de baixa renda. Em virtude disso tem se conseguido reduzir o deficit habitacional no estado de São Paulo, melhorando também a dignidade das famílias e proporcionando mais dignidade a elas. Infelizmente o número de inadimplentes tem aumentado nos últimos anos, para tentar resolver essa situação a CDHU tem feito plantões de atendimento, mutirões e audiências de conciliações com os moradores em diversas regiões do estado onde existem conjuntos habitacionais da companhia.
As vezes a família tem algum problema momentâneo que acaba impossibilitando o pagamento, como: desemprego, problemas de saúde, aumento no número de familiares ou até mesmo esquecimento. Para tentar reduzir em, pelo menos, cinco por cento o número de inadimplentes e evitar que seja necessário entrar na justiça para a retomada do imóvel, a companhia tem procurado fazer acordos com os mutuários.
Taxa de Inadimplência
Atualmente a taxa de inadimplentes está em 17,71%, enquanto que a taxa considerada normal é de 1,8%. Além de correr o risco de perder os imóveis, essas famílias também acabam de certa forma impossibilitando que a companhia construa novos Conjuntos Habitacionais e realize o sonho da casa própria de mais famílias. Sempre que o mutuário estiver com dificuldades em efetuar o pagamento, ele pode, e deve entrar em contato para fazer um acordo compatível com as suas atuais condições de pagamento, simplesmente deixar de pagar não resolve o problema.
Como fazer um acordo com a CDHU
O mutuário de uma casa ou apartamento que estiver com seu contrato em situação financeira irregular, poderá procurar qualquer posto de atendimento da CDHU para fazer um acordo. Podendo inclusive procurar o serviço de atendimento do Poupatempo. Se tiver dúvidas sobre os locais no seu município, o titular do financiamento pode também obter informações através do site oficial da companhia, pelo endereço www.cdhu.sp.gov.br (opção: Fique em dia com a CDHU – regularize seus débitos). No site você encontra o endereço e horário de atendimento dos postos de atendimento e pode também consultar informações sobre o seu contrato.
Deixe uma resposta