A Caixa Econômica Federal voltou a oferecer a linha de financiamento imobiliário Pró-cotista do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), o crédito havia sido suspenso devido a escassez de recursos no fundo. A linha de financiamento só não é mais barata do que o Minha Casa, Minha Vida, sua principal vantagem é permitir o financiamento de imóveis (novos ou usados) de até R$ 400 mil, com taxa de juros de, aproximadamente, 8,85% ao ano.
Depois do Minha Casa, Minha Vida a linha Pró-Cotista do FGTS é a que possui a menor taxa de juros, ficando entre 7,85% e 8,85% ao mês. Além disso, ela pode ser utilizada para financiar até 85% do valor de um imóvel de até R$ 400 mil, dessa forma a entrada exigida é menor, a partir de 15% do valor do imóvel, diferentemente das linhas tradicionais que chegam a oferecer mais de cinquenta por cento de entrada, algo inviável para a maioria dos brasileiros.
Para ter acesso à linha de financiamento imobiliário Pró-cotista da Caixa Econômica Federal o solicitante precisa ser cotista do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), isto é, ter conta no fundo de garantia. Além disso, é necessário ter contribuído por, pelo menos, 36 meses (seguidos ou intercalados). Caso não possua trinta e seis meses de contribuição é necessário que o saldo na conta seja de, pelo menos, 10% do valor do imóvel ou da escritura (aquele que for maior).
A retomada do crédito foi dada após o Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço anunciar que faria um aporte de 9,5 bilhões para a linha de financiamento imobiliário pró-cotista do FGTS, autorizando, assim, a contratação de novos financiamentos.
A suspensão dos financiamentos da linha pró-cotista se deu no final de Janeiro de 2016, desde então muitos clientes estão encontrando dificuldade para fechar o contrato, inclusive aqueles que já estavam em processo de financiamento. A expectativa é que nas próximas semanas sejam normalizadas as contratações de novos financiamentos. Todavia, a pasta não informou um prazo para a liberação sistêmica da linha pró-cotista, visto que muitos clientes ainda relatam dificuldade no financiamento com a linha de crédito com recursos do FGTS.
liberdade says
Até a presente data, nada mudou nas agências da caixa. Os gerentes dizem que foi aprovado, mas ainda não liberaram no sistema… Quanta demora!!!
Anônimo says
A Caixa voltou com a linha pró-cotista só no papel, vou na agência e falam que o sistema ainda não atualizou, já estou esperando isso faz tempo.
Marcelo Rodrigo Kroehne says
Estou na mesma, liberado só para a imprensa!