O estado do Amazonas tem hoje uma população estimada em 3,8 milhões de habitantes, tem o Polo Industrial de Manaus que é uma das principais cadeias produtivas do país. Se você já mora no estado há mais de dois anos e ainda não conseguiu comprar a sua casa própria, saiba que existe uma maneira de sair do aluguel pagando pouco por mês, muitas vezes parcelas até menores do que o aluguel, trata-se do programa Minha Casa, Minha Vida um dos maiores programas de habitação já feito em nosso país e que tem a meta de construir milhões de casas e apartamentos, principalmente para famílias de baixa renda.
O programa tem contribuído também para a reurbanização das cidades e o desfavelamento, através dele está sendo possível retirar famílias de áreas de risco ou que vivem em vulnerabilidade social. Essas famílias é que tem preferência no cadastro pois são as que mais precisam de uma solução digna de moradia.
No Amazonas os investimentos tem beneficiado muito Manaus e outros municípios também já estão aptos a participarem, como: Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Tefé, Tabatinga, Maués, entre outros. A presidente Dilma Rousseff retirou o mínimo de cinquenta mil habitantes para participar do MCMV abrindo oportunidades também para que os municípios menores participem de acordo com a sua demanda habitacional.
Para fazer a inscrição e cadastro o interessado deve verificar junto a Secretária de Habitação do seu município se elas estão disponíveis (abertas). As prefeituras costumam divulgar amplamente os períodos de inscrição na mídia, se você perdeu o prazo deverá aguardar abertura de novas inscrições, normalmente novos cadastros são abertos assim que novos empreendimentos estão em fase final de construção ou de acordo com a disponibilidade de vagas com relação ao número de inscritos.
Quem possui casa ou apartamento próprio não pode participar, a regra também é válida para aquelas pessoas que possuem financiamento habitacional ativo. Outra questão que pode impedir o cadastro é o candidato já ter sido atendido por algum programa habitacional, mesmo que de outro estado. Alguns municípios costumam exigir que a família resida há mais de dois anos ininterruptos para poder participar.
Deixe uma resposta