O Mato Grosso nos últimos anos vem sofrendo uma grande transformação no setor habitacional, isso graças ao programa Minha Casa, Minha Vida que viabilizou e continua viabilizando a construção de casas e apartamentos para famílias de baixa renda que vivem nos municípios mato-grossenses. O governo tem priorizado principalmente as famílias que ganha até R$1.600 pois é onde concentra-se a maior parte do déficit habitacional, essas famílias só conseguem sair do aluguel e conquistar a casa própria com a ajuda dos programas de habitação, pois as mesmas não tem acesso aos financiamentos convencionais.
Mato Grosso |
A Capital Cuiabá é uma das que mais tem recebido novos empreendimentos do MCMV, seguida por Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop. Mas os investimentos também tem ocorrido em todo o interior do estado do Mato Grosso, visto que o governo tirou a barreira da população mínima para poder participar dos investimentos do governo nesta segunda e terceira fase do programa.
Requisitos
- Não ter imóvel próprio;
- Nunca ter sido contemplado com imóveis de programas habitacionais do governo;
- Residir ou trabalhar no município que pretende financiar a pelo menos dois anos;
As famílias que ganham até três salários mínimos são as que mais recebem incentivo do governo, podendo o valor do subsídio atingir a marca de até 96% do valor venal dos imóveis, isso porque os beneficiados devem pagar apenas uma porcentagem equivalente a cinco por cento da renda familiar bruta durante 120 meses. Por essa razão quem ganha menos de R$1.600 também não passa por análise de risco e consulta aos órgãos de proteção ao crédito.
Por uma questão de demanda, as prefeituras costumam priorizar aquelas famílias que morem em áreas de risco ou vulnerabilidade social, seguida daquelas que pagam aluguel ou moram de favor (público em geral).
CADASTRAMENTO
No site acima é possível verificar disponibilidade de novas inscrições no estado do Mato Grosso. O sistema também permite a consulta de inscrições e acompanhamento dos sorteios, basta realizar a busca através do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do titular do cadastro.
Nota: no momento dessa matéria o cadastro no Mato Grosso estava temporariamente suspenso. Em breve o governo deve retomar o cadastramento de novas famílias, assim que as novas casas e apartamentos sejam viabilizadas pelas prefeituras, Estado ou pelo Governo Federal.
Deixe uma resposta