A CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano atua apenas no estado de São Paulo em diversos municípios paulistas, desde a sua criação já ajudou a reduzir o deficit por moradias populares, principalmente para baixa renda, que é onde se concentra a maior carência de unidades habitacionais. A CDHU atende famílias com renda de até dez salários mínimos, ela própria é a responsável pelo financiamento e viabilização das moradias, que podem ser casas ou apartamentos. É importante salientar que a companhia de habitação só atende famílias que não possuem imóvel próprio e que tenha renda compatível com a do empreendimento.
Nos primeiros dois anos a partir da entrega do imóvel não é permitida a venda ou comercialização das unidades habitacionais. Decorridos esse prazo uma nova lei estadual permite a transferência de titularidade, desde que o novo mutuário também esteja dentro das condições do perfil atendimento pela CDHU SP. Muita gente acaba comercializando ilegalmente as casas e apartamentos, isso é proibido, qualquer transação de compra e venda deverá ser aprovada por ela. Mas caso você já tenha comprado um imóvel de terceiros por meio de contrato de gaveta, dependendo da situação ela poderá providenciar a regularização do contrato.
Publico Alvo
- Famílias com renda de até 10 salários mínimos;
- Titular do contrato precisa ser maior de 18 anos ou emancipado;
- Só podem se inscrever famílias que não possuam casa própria e que também nunca tenham sido beneficiada por programa habitacional, seja ele do município, estado ou do Governo Federal. Caso você já tenha sido atendido anteriormente não poderá se inscrever, mesmo que já tenha se desfeito do imóvel;
- Quem mora ou trabalha a no mínimo dois anos no município em que pretende adquirir moradia da CDHU;
- CPF (Cadastro de Pessoa Física) válido e regular na Receita Federal (não pode ser documento de terceiros);
- CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo). Alguns empreendimentos exigem que o interessado faça também a inscrição no Cadastro Único.
INSCRIÇÃO
A inscrição não é feita fora de época, o interessado deverá aguardar abertura de cadastros no município em que pretende adquirir uma casa ou apartamento da CDHU. Normalmente as inscrições são abertas quando novos conjuntos habitacionais estão prontos ou em fase final de construção. É importante saber que cada tipo de empreendimento tem uma faixa de destinação de renda. Caso você queria saber se o seu município está realizando novos cadastros acesse o site cdhu.sp.gov.br ou então ligue para o Disque Poupatempo que funciona através do telefone 0800-772-3633.
Deixe uma resposta