Quem busca financiar um imóvel pelo programa habitacional Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal precisa ficar muito atento a situação de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) na Receita Federal, isso porque caso o documento esteja cancelado, suspenso ou irregular, a pessoa não conseguirá fazer um financiamento em nenhum banco, dessa forma, é preciso primeiramente regularizar o seu documento, para só depois tentar fazer um financiamento de uma casa ou apartamento.
É importante lembrar que a situação irregular do CPF na Receita Federal nada tem a ver com o cadastro de inadimplentes. O seu documento pode ficar irregular por muitos motivos, mas o mais frequente é a não declaração do Imposto de Renda (IR) quando se estava obrigado ou ainda pendência de impostos com o FISCO.
Estando com o CPF irregular a pessoa não consegue acesso a nenhum produto ou serviço financeiro, isso porque o documento passa a ser considerado pelas empresas como inválido. Não é possível, por exemplo, abrir conta em banco, fazer financiamentos, cadastrar linhas de telefone em seu nome, solicitar cartões de crédito, etc. E agora você já descobriu que também não é possível financiar pelo MCMV caso seu documento esteja irregular.
É importante que o seu CPF – Cadastro de Pessoa Física esteja REGULAR para que você consiga fazer um financiamento pelo Minha Casa, Minha Vida, essa é uma exigência do Sistema Financeiro, lembre-se que caso seja selecionado o seu financiamento será realizado por um banco, que pode ser a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil.
Pela página da Receita Federal é possível consultar gratuitamente a situação de seu CPF, basta informar o site do órgão os onze dígitos do documento (sem ponto ou traço) e a data de nascimento. Caso seu CPF esteja irregular o próprio site lhe passa a orientação sobre o procedimento para fazer a regularização, em alguns casos é possível regularizá-lo inclusive por meio da internet, já em outros casos é preciso comparecer a uma agência do Banco do Brasil, Correios, Caixa Econômica Federal ou diretamente na Receita Federal (atendimento ao contribuinte).
Ter o documento em situação irregular pode gerar ao cidadão muitos transtornos, alguns bancos inclusive fazem o encerramento ou bloqueio de contas de clientes que encontram-se nessa situação. Essa é uma determinação do Banco Central e da Receita Federal para que a pessoa não continue fazendo movimentações financeiras estando “inapta” junto ao Cadastro de Pessoa Física).
Deixe uma resposta