Os programas de habitação popular são peças chaves para mudar a vida dos brasileiros, pois ter uma moradia digna é um dos fatores que mais tem sido cobrado pela sociedade. O Minha Casa, Minha Vida é hoje o maior programa de habitação do Brasil pois ele viabiliza a construção de novas moradias e também cria mecanismos para o financiamento para famílias de baixa renda, chegando em alguns casos a subsidiar até 96% do valor dos imóveis. O estado do Piauí é um dos que mais tem carência por habitação na região nordeste. Conta hoje com mais de três milhões de habitantes, para se ter uma ideia a ADH PI (Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí) tem mais de 173 mil famílias inscritas em todo o estado, que desejam adquirir uma moradia por meio dos programas habitacionais em vigor no estado.
Segundo a ADH o déficit habitacional no Piauí foi reduzido em 36% nos últimos cinco anos. O grande responsável pelo sucesso na redução do número foi o programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal e também a viabilização de moradias por meio de parcerias entre o estado, municípios e o Governo Federal. Nos próximos anos milhares de novas casas e apartamentos deverão ser entregues, pois muitas moradias estão em construção em diversas cidades do estado.
Como fazer a inscrição
O cadastro e registro de interesse em uma moradia popular através da ADH (Agência de Desenvolvimento Habitacional) deve ser efetuado por meio do site www.adh.pi.gov.br ou diretamente nas prefeituras (verifique em seu município a disponibilidade e os procedimentos necessários). O cadastro dos programas habitacionais deverão ser atualizados periodicamente para continuarem ativos no sistema da companhia. Os 224 municípios do estado do Piauí estão construindo ou viabilizando novas moradias, principalmente agora que o governo ampliou o Minha Casa para todos os municípios brasileiros, inclusive os com menos de 50 mil habitantes.
Nota: Segundo a ADH do Piauí temporariamente os cadastros estão suspensos em virtude do aprimoramento do Banco de Dados da companhia. Não há previsão de quando será liberado novas inscrições pela internet. Quem já estiver escrito continua participando normalmente, devendo procurar a Secretária de Habitação do seu município caso queira fazer alguma atualização cadastral.
O estado do Piauí ocupa hoje a segunda colocação no ranking dos que mais reduziram o déficit habitacional nos últimos anos. A previsão é que quando as novas moradias do Minha Casa, Minha Vida fase 2 que estão em construção forem entregues, esse número possa ser ainda mais expressivo.
Anônimo says
NÃO LEMBRO AO CERTO, MAS ACREDITO TER MAIS DE 08 ANOS UMA INSCRIÇÃO EM ADH E NUNCA RECEBI SE QUER UM COMUNICADO COMO ANDA
Unknown says
Já tenho mais d 8 anos inscrita e nunca fui notificada d nada nem nunca fui sorteada,e olha q sou mae solteira , tenho 5 filhos e moro de favor.