Quem mora na cidade do Rio de Janeiro já pode efetuar a inscrição e o cadastro no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, isto porque a prefeitura do município disponibilizou em sua página na internet o formulário de interessados em adquirir moradias de interesse social que serão viabilizadas nos próximos anos. Tem preferência para conseguir moradia aquelas famílias que vivem em áreas de risco, vulnerabilidade social ou cuja renda não ultrapasse os três salários mínimos. Em diversas regiões do município estão sendo construídas casas e apartamentos que devem começar a serem entregues nos próximos meses.
Prefeitura do Rio disponibiliza do cadastro pela internet |
- Quem ganha até três salários mínimos deve pagar a Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil o equivalente a cinco por cento da renda declarada durante dez anos. O restante é custeado pelo Governo Federal com recursos do Minha Casa, Minha Vida, podendo chegar a até 96% do valor dos imóveis. Não será feita análise de risco pois essa faixa de renda é considerada de interesse social.
- Já para aquelas que ganham acima de três salários o valor do subsídio chega a no máximo R$34,500,00 (trinta e quatro mil e quinhentos reais) dependendo do valor do imóvel pretendido e da renda declarada. O prazo de pagamento é de trinta anos (360 meses) com taxa de juros reduzida. O público-alvo dessa faixa de renda precisa passar por análise de risco nos bancos responsáveis pelo financiamento, pode-se incluir a renda de mais de um morador.
INSCRIÇÃO
O Formulário de Interesse em Moradias do Minha Casa, Minha Vida e programas habitacionais na cidade do Rio de Janeiro, está disponível através do site da Secretária de Habitação na primeira tela você verá três opções:
- Cadastro de novo pretendente;
- Consulta a situação de pretendente;
- Alteração de dados cadastrais;
Lembre-se de manter os seus dados do cadastro sempre atualizados. O cadastro pode ser acessado por meio do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do titular do cadastro. Você deve efetuar a inscrição apenas no nome de uma pessoa da família, inscrições duplicadas podem ser anuladas pela Secretária de Habitação do Município do Rio de Janeiro.
Deixe uma resposta