O Minha Casa, Minha Vida se consolidou como o maior programa habitacional da história do Brasil, milhões de casas e apartamentos já foram entregues pelo Governo Federal através de financiamento com a Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil que são os agentes financiadores do governo. As famílias atendidas são aquelas com renda familiar entre zero e dez salários mínimos, sendo que quanto menor a renda maiores serão os benefícios e incentivos concedidos pelo programa habitacional.
Para que o programa se torne atraente existe o subsídio que é um valor em crédito concedido pelo governo para a compra de um imóvel, ele pode chegar a até 25 mil reais. Na prática se você financiar um imóvel de 100 mil reais o governo paga os vinte e cinco e você financia o valor restante. É importante salientar que o valor do subsídio é de acordo com a renda familiar e o valor do imóvel podendo variar de acordo com as condições de crédito definidas pela instituição bancária, quando menor for a renda maiores serão os benefícios.
Para aqueles que tem renda familiar de 0 (zero) à 3 (três) salários mínimos o Governo Federal concede até 96% (noventa e seis por cento) de subsídio para a compra de um imóvel, visto que a família beneficiada pagará apenas cinco por cento da renda bruta declarada durante dez anos. O restante é subsidiado integralmente pelo programa Minha Casa, Minha Vida. A inscrição para essa faixa de renda tem característica social, sendo a prefeitura e companhias habitacional do município os responsáveis pela inscrição. Os imóveis são sorteados pela Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil.
Já para quem tem renda superior a três salários mínimos o governo tem um subsídio menor, ele pode ser de no máximo R$25.000,00 (vinte e cinco mil reais), sendo calculado com base na renda e no valor do imóvel, quanto menor for a renda maiores serão os incentivos. O prazo de pagamento também é maior, ele pode chegar a 360 meses (trinta anos). Esse grupo de renda pode procurar diretamente as construtoras participantes ou a Caixa/Banco do Brasil para dar entrada em um processo de financiamento em um imóvel no seu município. É importante lembrar que só podem ser financiados imóveis dentro dos critérios do programa habitacional do governo federal.
Independente da renda somente poderão se inscrever as famílias que não tiverem casa própria e também nunca foram contempladas por programas habitacionais.
Deixe uma resposta