Quem possui financiamento do Minha Casa, Minha Vida deve ficar atento as datas de vencimento das prestações do carnê de financiamento da casa ou apartamento pelo programa, isso porque em diversas regiões do Brasil os Correios estão em greve, por conta disso muitas famílias não estão recebendo o boleto antes da data do vencimento, com isso acabam tendo que pagar os juros e multa por atraso, sendo que não foi por sua culpa. Pois saiba que a Caixa Econômica Federal disponibiliza um serviço pela internet no qual é possível consultar os boletos bancários que estão em aberto gerando uma segunda via para o pagamento, abaixo você vai apreender a utilizar essa função.
Normalmente a carta com o boleto bancário da Caixa Econômica Federal é enviada muito antes da data do vencimento pelo banco justamente para chegar antes de vencer. No entanto em algumas regiões está acontecendo frequentes greves dos correios. Veja abaixo como tirar a segunda via de graça pela internet.
Como tirar a 2ª via
Para emitir a segunda via a Caixa dispõe de um serviço chamado Caixa Habitação, através dele é possível realizar diversos serviços para o seu contrato, como: segunda via do carnê (prestação), extrato para o imposto de renda, declaração anual de quitação de débitos e demonstrativos dos valores cobrados. Para acessar o serviço acesse o Caixa Habitação pelo link abaixo:
Você deve informar o número do seu contrato, o mesmo está na cópia do contrato entregue a você no momento da assinatura e também vem descriminado em todos os boletos e cartas enviadas pela CEF em relação ao seu financiamento junto ao programa Minha Casa, Minha Vida.
Nota: O boleto apresentado na internet é a primeira via original, portanto a data de vencimento permanecerá a mesma, não é possível atualizar boleto de habitação da Caixa. Se o seu já estiver vencido o pagamento poderá ser realizado apenas em uma agência da Caixa Econômica Federal, pois é necessário efetuar a atualização e lançamento dos encargos por atraso.
É importante pagar sempre as prestações em dia para não ter que pagar juros e multa, além disso você evita que o seu nome seja inclusivo na lista de devedores dos órgãos de proteção ao crédito. Em caso de atrasos superiores a três meses a CEF tem entrado judicialmente para a realização da cobrança ou até mesmo retomada dos imóveis. Por isso se não puder pagar, procure uma agência da Caixa para tentar renegociar o valor das prestações através de acordos.
Anônimo says
A primeira via da carta do minha casa minha vida vem desta cor também cinza???? obrigada pela atenção
Anônimo says
Sim, a imagem do post é uma prestação do Cartão Minha Casa Melhor.