No Rio de Janeiro o Minha Casa, Minha Vida tem trabalhado bastante através de parcerias com as prefeituras e o governo do estado para reduzir o déficit habitacional, bem como tirar as famílias das áreas de risco. A prefeitura de Duque de Caxias na região metropolitana do Rio, disponibiliza pela internet o cadastro do MCMV para os interessados em adquirir uma casa ou apartamento nos próximos anos. O cadastro está sendo realizado apenas para famílias que se enquadram na faixa I (um) do programa habitacional. Na matéria abaixo você confere o procedimento para fazer a sua inscrição pela internet e também os requisitos para participar.
![]() |
Minha Casa, Minha Vida é o maior programa habitacional |
O Minha Casa, Minha Vida atende apenas as famílias que não possuem imóvel. Caso você já tenha alguma propriedade (mesmo que terreno) não poderá fazer a inscrição.
Quem pode participar
Podem participar as famílias que tem renda familiar de até R$ 1,6 mil reais (hum mil e seiscentos reais) e que residam em Duque de Caxias há no mínimo dois anos. Além disso também é preciso atender aos requisitos abaixo:
- Ter CPF válido;
- Nunca ter sido atendido por programas de moradia;
- Ser maior de 18 anos ou emancipado;
- Ser brasileiro ou naturalizado;
- Não ser detentor de um financiamento habitacional;
Nota: Ter o CPF válido refere-se a estar em situação regular junto a Receita Federal do Brasil. Para há faixa I (um) não há problema em ter o nome inclusivo nos órgãos de proteção ao crédito, pois não é feita análise de risco.
CADASTRO ONLINE
Para fazer o cadastro é bem simples, basta acessar a página abaixo:
O site do link acima foi criado exclusivamente para o programa Minha Casa, Minha Vida em Duque de Caxias e é exclusivo para cadastramento das famílias que ganham até R$ 1,6 mil (quem ganha mais não pode se inscrever). Cada famílias deverá efetuar apenas uma inscrição e de preferência ela deve estar no nome do responsável pelo núcleo familiar.
Em Duque de Caxias o procedimento para inscrição é simples. Depois de fazer o cadastro basta aguardar convocação da prefeitura. Como a demanda é muito grande o cadastro não pode garantir atendimento, porém ele é fator necessário para qualquer interessado em adquirir uma moradia do programa habitacional no município (faixa I).
As famílias que forem sorteadas deverão pagar parcelas de 5% da renda familiar durante dez anos, o restante será subsidiado pelo programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal.
Sou solteiro e tenho 36 anos e também não tenho imóvel próprio.
Posso participar do programa?
Sou aposentada ganho salário mínimo posso participar.
para quem se inscreveu ,como saber se está havendo andamento ,ou entrega das casas … a inscrição foi feita em 24 de julho de 2015 .