A CEHOP (Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas) do governo do estado de Sergipe vem realizando um forte trabalho em diversos municípios para reduzir o déficit habitacional. Tais políticas contemplam desde a regularização fundiária até a viabilização de novas casas e apartamentos para famílias de baixa renda, como pelo Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal por exemplo. O estado tem hoje uma população de mais de dois milhões de habitantes.
localização de Sergipe no Brasil |
Para quem ainda não conhece o Minha Casa, Minha Vida é um programa criado pelo Governo Federal que está na sua segunda fase, sendo que a terceira fase deve ser lançada muito em breve. Ele atende famílias com renda de zero a 10 salários mínimos que ainda não possuam casa ou apartamento próprio. Para incentivar a compra o governo subsidia e também reduziu as taxas de juros para o financiamento pelo programa através do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal (CEF).
Em Sergipe além da capital Aracaju, nos próximos anos também devem ser beneficiados Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Itabaiana, São Cristóvão, Estância, Tobias Barreto, entre outros municípios. Antigamente era preciso que o município tenha mais de 50 mil habitantes para participar, hoje já não existe esse limite mínimo pois o MCMV foi liberado para todos os municípios.
Vantagens
O Minha Casa, Minha Vida oferece muitas vantagens e facilidades para que você possa sair do aluguel. Para se ter uma ideia, as famílias que ganham até R$1.600 recebem do governo até 96% de subsídio, que é um valor pago com os recursos do governo para ajudar na compra da casa própria, visto que os beneficiários dessa faixa pagam apenas cinco por cento da renda durante 120 meses (10 anos). Ainda falando sobre a faixa que ganha até três salários mínimos, não será efetuado consulta aos órgão de proteção ao crédito nem análise de risco, pois a maior parte é custeada com os recursos do governo.
Outra grande vantagem é poder gastar até cinco mil reais em móveis e eletrodomésticos por meio do Cartão Minha Casa Melhor, já o pagamento é feito em até 48 vezes com juros de apenas cinco por cento ao ano.
Se você mora em Sergipe há mais de dois anos, procure verificar junto a prefeitura do seu município se o cadastro está aberto.
Deixe uma resposta