A prefeitura de Teresina no Piauí vai realizar o cadastro do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida para os interessados em adquirir uma casa ou apartamento popular. O cadastro tem início nesta terça-feira (25 de Março de 2014) e só poderá ser realizado de maneira presencial. A inscrição, no entanto, poderá ser realizada diretamente nas comunidades mediante a solicitação dos representantes dos moradores, medida que visa descentralizar o atendimento para a população. O novo cadastro é necessário para atender as regras do programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal, dessa forma a SEMDUH (Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitacional) poderá obter informações atualizadas e conhecer a real demanda da capital do Piauí.
A estimativa é que, pelo menos, vinte mil famílias se inscrevam no Minha Casa, Minha Vida em Teresina durante os noventa dias em que o cadastro permanecerá aberto para os interessados.
Para realizar o cadastramento é preciso que a renda familiar bruta não ultrapasse os R$1.600 (Hum mil e seiscentos reais), além disso é preciso que a família não possua imóvel próprio e que também nunca tenha sido contemplada por programas de habitação de qualquer espécie. As famílias que vivem em áreas de risco ou que são consideradas de vulnerabilidade social deverão tem preferência no cadastro.
Desta vez a prefeitura de Teresina optou por não realizar o cadastro pela internet, pois da última vez houve muitos cadastros duplicados, vários integrantes da mesma família acabaram se inscrevendo, o que atrapalhou o trabalho de seleção das famílias. Outro grande problema do cadastro pela internet é que muitas pessoas colocavam dados inverídicos como renda maior que a declarada por exemplo. A SEMDUB espera que com o cadastro sendo realizado de forma presencial junto as famílias a exatidão nas informações socioeconômicas poderão ser maiores.
Cadastro
O cadastro começa a ser realizado a partir do dia 25 de Março e vai até o dia 25 de Junho de 2014, são três meses para que todas as famílias interessadas se inscrevam. Os cadastros poderão ser realizados nos postos de atendimento localizados próximos às Superintendência de Desenvolvimento Urbano de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h. Já nas comunidades e associações de moradores as inscrições devem ser feitas a partir do dia 29 de Março, sempre nos sábados.
No momento a capital do Piauí tem 4.231 moradias construídas através do programa Minha Casa, Minha Vida, são eles: Conjunto Habitacional Portal da Alegria, Professor Wall Ferraz, Caneleiros e o Jardins dos Ipês, todos eles estão localizados na Zona Sul de Teresina – PI.
Anônimo says
Eu queria saber se quem foi sorteado pela Prefeitura e compareceu na Sdu Centro Norte tem q fazer uma nova inscrição