Neste terça-feira a presidenta Dilma Rousseff entregou 1.224 imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida que devem beneficiar aproximadamente 3.600 pessoas em Feira de Santana. Essas moradias são voltadas as famílias de baixa renda, cuja renda familiar bruta não ultrapassa os R$1.600 (hum mil e seiscentos reais), por mês cada família deve pagar prestações compatíveis com a renda, dessa forma é possível dar mais dignidade as famílias de baixa renda que vivem no município. No estado da Bahia já foram contratadas mais de 150 mil moradias pelo programa habitacional, destas 61,3 mil já foram entregues, outras 65,4 mil estão contratadas nos municípios com mais de cinquenta mil habitantes e na região metropolitana.
A faixa I (um) do Minha Casa, Minha Vida determina que os benefícios paguem por mês prestações que giram em torno de cinco por cento da renda familiar bruta declarada. O valor restante será subsidiado pelo governo com os recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), podendo atingir mais de noventa por cento do valor do imóvel, já que a duração do financiamento é de no máximo 120 meses.
As 1.224 famílias que foram beneficiadas nesta terça-feira (29) terão o direito ao Cartão Minha Casa Melhor, que dá o direito a compra de cinco mil reais em móveis e eletrodomésticos (são quatorze itens disponíveis para aquisição). Cada produto tem um valor máximo estipulado pelo governo (faixa de preço). O pagamento das prestações poderá ser feita em até 48 vezes, com juros de apenas 5% ao ano (uma das menores taxas de juros do mercado).
Durante o encontro a presidente fez questão de enfatizar a importância do programa habitacional. “A casa própria é o sonho que cada um quer ter. Entregar essas 1.224 moradias é especial porque este [o Minha Casa, Minha Vida] é o programa que mais protege a família brasileira, que permite aos que mais precisam ter a casa própria”, declarou Dilma.
As 1.224 moradias entregues fazem parte do Condomínio Residencial EcoParque 2 e do Viver Iguatemi. Algumas residências são adaptadas para deficientes e idosos.
Anúncio da duplicação da BR-101
Ainda na cerimônia de entrega dos imóveis as famílias, a presidenta anunciou a duplicação de 165 quilômetros da Rodovia BR-101, que vai de Sergipe até o entrocamento com a BR-324, em Feira de Santana (BA). A notícia foi comemorada pelos que estavam presentes no evento, pois essa é uma reivindicação antiga dos moradores da região.
Qualificação Profissional e Cisternas
Ainda em Feira de Santana a presidente participou da cerimônia de formatura de 1.400 alunos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico). Posteriormente ela fez também o anúncio da contratação de 5 mil cisternas de água para o consumo em escolas rurais. E outras 2 mil devem servir famílias quilombolas de 10 cidades da região.
Deixe uma resposta