Nesta quarta-feira (12) o Governado do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Governo Federal, entregou mais 280 apartamentos em Nova Friburgo, na Região Serrana. As moradias beneficiaram famílias que antes viviam em áreas de risco e foram desabrigadas pelas fortes chuvas que atingiram o município no ano de 2011. A entrega de hoje faz com que o número de apartamentos inaugurados no distrito de Conselheiro Paulino já chega a 1,4 mil. Ainda segundo o governo estadual, até o final de 2014 a previsão é entregar outros 780 apartamentos que estão em fase final de construção.
Foto crédito: Clarice Castro / Divulgação Secom |
A habitação popular tem sido uma grande preocupação do governo do estado, prova disso é que o Governo do Estado tem priorizado parcerias junto com o Governo Federal para a viabilização de moradias para família de baixa renda.
O Conjunto Habitacional Terra Nova possui atualmente quatorze blocos (prédios) com cinco pavimentos cada. Cada apartamento possui uma área construída de 42 metros quadrados, divididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As habitações contam com toda a infraestrutura necessária e proporcionaram mais dignidade as novas famílias que ocuparam o residencial nas próximas semanas.
O Governador Luis Fernando Pezão esteve presente na cerimônia de entrega das habitações populares, ele reafirmou o compromisso do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em investir em habitação social na Região Serrana. Segundo ele, o Governo Federal e Estadual estão investindo mais de quinhentos milhões de reais na construção de 4.575 moradias para os desabrigados pelas enchentes na região. Do total de apartamentos, 2.337 serão em Nova Friburgo, 1.600 em Teresópolis, 204 em Areal, 224 em Bom Jardim e 150 em Sumidouro. Além dessas, já foram entregues cinquenta moradias em Petrópolis e outras dez em São José do Vale do Rio Preto.
Durante a cerimônia de entrega foi possível ver a felicidade e a emoção estampada nos olhos das famílias beneficiadas. A partir de agora elas passam a ter uma moradia digna, com toda a infraestrutura necessária. Por mês cada beneficiário deve pagar prestações de acordo com a sua renda, dessa forma é possível financiar os apartamentos sem comprometer a renda dessas famílias, que são consideradas de baixa renda.
Mais moradias
Até dezembro de 2014 o governo deve entregar outras 780 moradias em Nova Friburgo, pois os apartamentos já estão em fase final de construção, sendo informou a nota do governo do estado. Essas habitações foram construídas através de uma parceria entre o Governo do Estado e a União.
Deixe uma resposta