A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) entregou nesta última sexta-feira (19) 206 moradias voltadas para famílias de baixa renda que residem no município de Rio das Pedras, localizado no interior do Estado de São Paulo. As casas são destinadas as famílias que vivem em áreas de risco no município, sendo que o valor da prestação será calculado de acordo com a renda das famílias para viabilizar o financiamento, sendo que a prestação para baixa renda não deverá ser superior a 15% dos rendimentos.
Entrega pela prefeitura e CDHU (Foto: divulgação Departamento de Comunicação da Pref.) |
A nossa equipe tentou contato com a prefeitura de Rio das Pedras para saber qual o déficit habitacional atual do município e o quanto a entrega desses 206 ajuda a diminuir esse número, mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos resposta.
A CDHU é uma das maiores companhias de habitação do país, ela constrói imóveis destinados principalmente a famílias de baixa renda, sendo que o financiamento é realizado através de um convênio próprio. Os mutuários que ganham até três salários mínimos devem desembolsar aproximadamente quinze por cento de sua renda familiar bruta para o pagamento das prestações, sendo que o prazo para quitação do imóvel é de vinte cinco anos a partir da assinatura do contrato.
As moradias
O investimento no Conjunto habitacional de Rio das Pedras (SP) foi de R$ 16,8 milhões, sendo que cada casa possuem três quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Cada imóvel tem 51,75 metros quadrados de área privativa, em todo o imóvel é possível encontrar piso de cerâmica, rodapé e laje. Já nas áreas molhadas da cozinha e banheiro foram instalados também azulejos até o teto, para melhor a qualidade de vida dos beneficiários.
O Conjunto habitacional Engenheiro José Carlos Barrichello foi edificado através de uma parceria entre o município de Rio das Pedras (SP) que faz a doação do lote para a construção do empreendimento e administrou a obra e da CDHU que repassou os recursos financeiros e supervisionou todas as etapas durante o processo de construção. A obra foi executada por uma construtora contratada pela companhia.
A menor prestação custa R$108 (cento e oito reais), sendo que o valor pago é diferente de cada família, isso porque ele é calculado conforme a renda do beneficiário e não de acordo com o custo do imóvel. Para 206 famílias, essa entrega significa a realização do sonho da casa própria, já que a maioria dos beneficiários é oriunda de áreas de risco ou vivia de aluguel.
Deixe uma resposta