A COHAB (Companhia de Habitação) do Pará entregou na primeira semana de dezembro 133 cheques do programa Cheque Moradia para famílias de baixa renda em Belém do Pará, o que demonstra que a companhia continua priorizando os benefícios concedidos pelo programa habitacional, que permite a compra de material de construção para a reforma ou ampliação de um imóvel. O benefício não é um financiamento, isso porque as famílias contempladas não pagam nada pelo valor que foi obtido por meio do Cheque Moradia, pois o valor disponibilizado é concedido por meio da transferência direta através do cheque que pode ser utilizado em casas de materiais de construção.
Entrega de cheques do programa (Imagem divulgação / Secom) |
Na segunda-feira (01/12) foram entregues 68 cheques do programa Cheque Moradia e na terça-feira (02) outros 65, o que totaliza 133 benefícios entregues apenas na primeira semana de Dezembro. Antes de ser beneficiada, cada família passa por uma triagem e recebe orientação da equipe de engenheiros da Cohab, ela tira todas as dúvidas e informa a família sobre o uso correto do cheque, compra de materiais, quantidade, forma de cobrança e notas/cupons fiscais. A família só recebe o benefício após receber orientação sobre o uso correto do dinheiro, pois durante o uso é necessário prestar contas a Cohab sobre a utilização do valor.
Para conseguir o benefício é necessário que a família atende aos critérios de “baixa renda” e que possua um terreno, lote ou um imóvel que precise construir, reformar, ampliar ou melhorar as condições da habitação. A necessidade da obra é analisada pela Companhia de Habitação do Pará, se constatada a necessidade e houver a disponibilidade, a família pode receber o beneficio cujo valor varia de acordo com a necessidade/tamanho da obra aprovada pela COHAB-PA.
Entre os contemplados dessa semana está a família de Tarcísio Batista Pires, ele mora com a esposa e um filho no bairro Jurunas há mais de cinco anos. Ele recebeu um cheque no valor de R$ 5 mil (cinco mil reais) para executar as obras de reboco de sua casa, o forro e a reforma do telhado. Segundo ele o benefício veio em muito boa hora, pois ele achava que demoraria muito para conseguir o benefício, no entanto o processo de aquisição foi muito rápido, pois a todo momento ele foi orientado pela equipe da Cohab sobre o processo para conseguir o benefício para realizar a tão sonhada reforma em sua casa.
De 26 a 29 de Novembro a COHAB já havia entregue 336 cheques para reforma de moradias em sete municípios do estado, são eles, Anapu (24), Cametá (58), Alenquer (72), Goianésia do Pará (45), Vitória do Xingu (60), Tailândia (52) e Curuá (25).
Neto Torres says
eu quero ganhar um cheque moradia para melhorar minha casa como eu faço pra mim escrever