A Caixa Econômica Federal suspendeu a emissão do Cartão Minha Casa Melhor aos beneficiários do Minha Casa Minha Vida. Com o cartão era possível ter acesso a uma linha de crédito de até R$ 5 mil para a compra de móveis e eletrodoméstico, sendo que as compras eram parceladas em até 48 vezes com juros reduzido, isso tornava a prestação acessível. O que teria motivado a suspensão das novas contratações do programa seria o aumento na inadimplência.
As famílias que já realizaram a contratação do Cartão Minha Casa Melhor poderão utilizar a linha de crédito normalmente, conforme nota divulgada pela Caixa Econômica Federal. A suspensão do programa afeta apenas as novas contratações, não interferindo nos contratos que já foram assinados.
O Minha Casa Melhor permitia que o mutuário do Minha Casa Minha Vida comprasse até R$ 5 mil em móveis e eletrodomésticos. Podem ser adquiridos com o cartão os seguintes itens: refrigerador, fogão, micro-ondas, TV Digital, tablet, máquina de lavar, cama, mesa com cadeiras, guarda-roupa, notebook, entre outros itens, no tal há quatorze produtos que podiam ser adquiridos com o cartão do governo.
O Governo determinava o preço máximo de cada item que poderia ser adquirido com o plástico. Mais de 15 mil estabelecimentos já estavam habilitados para aceitar pagamentos com o cartão, de certa forma o programa contribuiu para o aumento nas vendas de móveis e eletrodomésticos, já que proporcionava a cada família uma linha de crédito de até cinco mil reais.
O Governo Federal estuda incluir o programa Minha Casa Melhor dentro do Minha Casa Minha Vida 3, porém isso ainda está sendo estudado pela União. Não foi confirmada a informação de que o encerramento tenha sido causado devido ao corte de gastos do governo, a única informação que obtivemos é que a suspensão teria sido motivada pela inadimplência no pagamento das prestações junto a Caixa Econômica Federal.
É lastimável que um programa tão importante tenha sido encerrado pelo Governo Federal, afinal ele completava o sonho das famílias que adquiriam uma casa ou apartamento, permitindo a mobilha do imóvel recém-conquistado. Esperamos que em breve novos contratos sejam permitidos.
Deixe uma resposta