O cadastro da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) deve ser efetuado em datas e locais pré-determinados pela companhia. A inscrição é realizada no município em que o empreendimento está situado, sendo amplamente divulgada na mídia local e também disponível para consulta através da internet. O período de cadastro é liberado normalmente quando novos empreendimentos são concluídos ou quando estão em processo de fase final de construção.
Consulta de inscrições – Por meio da página www.cdhu.sp.gov.br/orientacoes/inscricoes-abertas.asp é possível acompanhar a lista de municípios que estão com processo de inscrição e aberto. Pelo mesmo site também é possível conferir a relação de famílias que estão inscritas nos últimos empreendimentos (que estão em processo de seleção). Caso seu município não esteja listado, será necessário aguardar a abertura do cadastro para que você possa realizar a inscrição, fique atento para não perder os prazos.
Requisitos – Os requisitos variam conforme o empreendimento e público-alvo (faixa de renda), no entanto, existem alguns que são obrigatórios, dentre eles podemos citar: renda compatível com a do empreendimento, nunca ter sido beneficiado por um imóvel popular, não ter moradia própria e não possuir um financiamento imobiliário em andamento. O imóvel desejado deverá ser sempre compatível com a sua renda família, isso porque a CDHU às vezes constrói casas ou apartamentos voltados exclusivamente as famílias de baixa renda e em outras destina as moradias apenas a servidores públicos. No momento da inscrição é importante conferir atentamente a minuta com os requisitos para financiar um imóvel em determinado empreendimento.
Valor das prestações – O financiamento da CDHU SP pode ter duração de mais de vinte anos, normalmente o valor das prestações é calculado conforme a renda do beneficiário e não de acordo com o valor da casa ou apartamento. Isso é necessário para viabilizar o pagamento do imóvel, principalmente para as famílias que são consideradas de “baixa renda” ou de vulnerabilidade social.
A maioria dos empreendimentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo possui um padrão próprio de construção, do tipo popular. Além disso os empreendimentos estão localizados em condomínios e/ou Conjuntos Habitacionais, contando inclusive com área de lazer, estacionamento, guaritas para controle de acesso, etc.
Se o seu sonho é sair do aluguel e conquistar a sua casa própria com prestações acessíveis, fique atento a abertura de inscrição em seu município. Uma outra opção é comprar um imóvel diretamente de um mutuário, mas nesse caso é preciso passar por uma análise da companhia.
Deixe uma resposta