É possível fazer um financiamento no Minha Casa Minha Vida com dívidas no nome? O leitor Daniel Faria de Londrina/PR nos enviou essa pergunta, resolvemos então criar uma matéria respondendo, já que esse assunto é bastante discutido nos comentários do blog. Se as “dívidas” que o leitor questiona é referente a ter o “nome sujo”, sim isto é possível, quem é de baixa renda pode financiar a casa própria mesmo que tenha alguma restrição nos órgão de proteção ao crédito (SCPC, Serasa, etc).

Veja a resposta para as perguntas mais comuns quando o assunto é dívida e financiamento pelo MCMV:
É possível financiar pelo Minha Casa tendo um carro financiado?
Sim, é possível, porém o valor do financiamento que você já possui poderá ser levado em conta no momento que a instituição financeira (Caixa ou Banco do Brasil) for analisar o seu crédito, isso porque ela verá que o seu orçamento já está comprometido em parcelas. Se você apresentar uma renda, certamente a instituição vai calcular que “x” por cento do seu orçamento já deve estar comprometido, oque aumenta de certa forma o risco na liberação de crédito.
Tenho o nome no SCPC ou Serasa, consigo financiar uma casa ou apartamento?
Sim e não, tudo depende da sua renda. Quem é baixa renda e se enquadra na faixa I do MCMV pode fazer um financiamento mesmo que tenha o “nome sujo”, isso porque o banco não fará análise de risco visto que a maior parte do financiamento será pago pelo Governo Federal através dos recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial).
Já as famílias que ganham acima de R$1.600,00 não conseguem financiar uma casa ou apartamento caso tenha alguma restrição no CPF (Cadastro de Pessoa Física), isso porque o banco responsável pelo financiamento poderá fazer uma análise de risco para comprovar a capacidade de pagamento.
Tenho uma dívida que já “caducou” isso poderia atrapalhar o financiamento?
Dependa da dívida e da instituição financeira no qual o financiamento será realizado. Por exemplo, se você tinha uma dívida com a Caixa Econômica Federal e não pagou, porém depois de cinco anos ela saiu do Serasa, o seu nome voltou a ficar limpo, porém para a CEF você continua devendo pois a dívida não foi quitada.
Caso sua dívida que “caducou” (expirou), seja de outro banco ou instituição financeira é provável que ela não atrapalhe, pois quando houve a consulta nos órgãos de proteção ao crédito o seu nome estará “limpo”.
Deixe uma resposta