O leitor Fábio da Costa Chaves nos enviou uma mensagem perguntando se é possível financiar pelo programa Minha Casa Minha Vida caso nenhum integrante tenha completado a maioridade, segundo ele a área onde vive é irregular e a prefeitura está cadastrando as famílias para o programa habitacional. Neste caso pode até ser possível que ele consiga o financiamento, já que a própria prefeitura vai cadastrar as famílias que serão desabrigadas, porém o ideal é que, pelo menos, um integrante seja emancipado, isso porque ele pode encontrar dificuldade ou até mesmo ser excluído pela banco, visto que ainda não alcançou a maioridade legal.
Menor de 18 anos pode financiar pelo Minha Casa Minha Vida?
O financiamento do Minha Casa, Minha Vida deve ser sempre realizado no nome de um indivíduo maior de dezoito anos, que é a maioridade legal no país. Porém a pessoa for emancipada não há problemas em participar do MCMV, mas tenha em mente que o processo de seleção será o mesmo dos maiores de 18 anos, ou seja, haverá uma análise de risco a fim de avaliar a capacidade no pagamento, o fato de ser menor de idade pode dificultar a aprovação, visto que a pessoa acaba não tendo uma estabilidade profissional, o que é normal devido à idade.
Hoje em dia é muito comum ver famílias constituídas muito cedo, as vezes a vinda de uma criança acaba obrigando o casal a formar uma família antes de completar a maioridade. Os menores de dezoito anos só podem ser atendidos pelo Minha Casa Minha Vida faixa I, que é aquele destinado a famílias de baixa renda ou que são vulneráveis socialmente (exemplo: vive em área de risco, favela, etc).
É importante salientar que a prioridade no cadastro poderá ser estabelecida pelo município, visto que a demanda é muito grande, principalmente para os imóveis voltado a famílias de baixa renda, que são aqueles que custam 5% da renda (parcelas entre R$25 e R$80).
CPF é obrigatório
O Cadastro de Pessoa Física, mais conhecido como CPF, é obrigatório para todos os indivíduos que queiram conquistar uma casa ou apartamento pelo programa habitacional do Governo, isso porque ele é utilizado como instrumento de cadastro pelos bancos (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil). Caso ainda não possua o documento providencie-o pela internet (site da Receita Federal) ou então nos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.
Deixe uma resposta