Para se comprar uma casa ou apartamento pelo Minha Casa, Minha Vida devo dar entrada ou não? Por que algumas famílias conseguem comprar sem dar nenhum sinal, enquanto outras só tem o crédito aprovado após pagar um percentual do imóvel na entrada? Saiba a resposta dessas e outras perguntas na matéria abaixo.
A entrada nos financiamentos pode facilitar a aprovação de crédito e também diminuir as taxas de juros do financiamento, veja por quê.
Precisa dar entrada ou não?
Na maioria dos financiamentos imobiliários a entrada é indispensável, isso porque ela também é utilizada pelo banco para fazer a análise de risco da compra do imóvel, pois ela é um investimento do comprador na compra. Porém no caso do Minha Casa Minha Vida (MCMV) voltado para famílias de baixa renda, isto é, a faixa I que atende famílias com renda de até R$ 1,6 mil, a entrada não é necessária, pois a maior parte do financiamento será custeada pelo governo em forma de subsídio.
Se a sua renda familiar bruta for superior a R$1,6 mil então você se enquadra na faixa II ou III, neste caso a entrada pode ser obrigatória, visto que a instituição financeira fará a análise de risco normalmente, assim como em um financiamento convencional.
Quanto dar de entrada? No caso dos financiamentos da faixa II e III é recomendado que o comprador realize o sinal/entrada de, pelo menos, 30% do valor do imóvel que deseja financiar. Há instituições que vão aprovar o financiamento com uma entrada menor, mas no geral trinta por cento é um valor ideal.
Baixa renda não deve dar sinal – No caso do MCMV I (voltado a baixa renda), não se deve dar entrada, pois o programa é direcionado justamente aos mais pobres e que portanto não tem condições de dar entrada para concretizar o financiamento, além disso a seleção das famílias é feita por sorteio e todo o processo é bastante diferente de um financiamento convencional.
O sinal é um comprometimento do comprador na compra e pagamento de um imóvel, portanto ele influência diretamente na análise de risco na compra de uma casa ou apartamento, pois o banco vê que a pessoa está investindo naquele imóvel e portanto deve ter a intenção de pagar todas as prestações em dia. Quanto maior o valor da entrada, maior a probabilidade do financiamento ser aprovado pela instituição bancária.
Deixe uma resposta