Imóveis para baixa renda não exigem entrada do beneficiário (imagem: divulgação) |
Faixa I – atente exclusivamente às famílias cuja renda seja de até R$ 1,6 mil
O valor da prestação é calculado de acordo com a renda do interessado, devendo corresponder a, no máximo, 5% da renda familiar bruta. Essas prestações devem ser pagas durante 120 meses (10 anos). Nesse período o beneficiário deverá fazer usufruto do imóvel, não podendo comercializa-lo, vender ou alugar até que seja feita a sua quitação (só depois de dez anos da assinatura do contrato, pois não é possível antecipar as parcelas sem perder o subsídio).
Baixa renda não precisa dar entrada
Na primeira faixa do Minha Casa, Minha Vida não é necessário dar entrada, isso porque o Governo Federal é que custeará a maior parte do valor do imóvel. Porém para ser atendido nesse segmento é preciso que o pretendente seja sorteado, visto que a demanda por moradias é muito maior do que a oferta de imóveis, dessa forma é necessário que o beneficiário seja contemplado através de sorteio, para só depois disso conseguir financiar uma casa ou apartamento através da faixa I do Minha Casa, Minha Vida.
Além de não precisar dar entrada, as famílias de baixa renda também não passam por análise de risco, por essa razão, elas podem financiar um imóvel mesmo estando com o “nome sujo“, ou seja, com restrições nos órgãos de proteção ao crédito, tal como o SCPC ou SERASA.
Se você é baixa renda, procure a prefeitura de seu município para se inscrever no Minha Casa, Minha Vida, normalmente o procedimento é bastante simples, inclusive alguns municípios já permitem que o cadastro seja realizado via internet, já em outros ele só ocorre de forma presencial em períodos específicos do ano.
Após se cadastrar é de extrema importância manter sua inscrição atualizada, dessa forma você não deixa de concorrer. Recomenda-se efetuar a atualização periódica de suas informações, isso evita que seu cadastro seja colocado como “inativo” pelo município.
Salientamos que não existe prazo de atendimento, há pessoas que são sorteadas logo no começo da inscrição e outras que ficam anos aguardando serem contempladas, isso porque todo o processo de seleção é feito democraticamente através de sorteio.
Deixe uma resposta