Agora o cliente da Caixa poderá financiar apenas um imóvel com recursos da poupança, além disso o banco só financia até 50% do valor dos imóveis usados.
A Caixa Econômica Federal – banco que detém mais de setenta por cento dos financiamentos imobiliários – acaba de anunciar mais uma restrição nos financiamentos de casas ou apartamentos pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), agora quem tem um crédito imobiliário não poderá mais tomar outro crédito da mesma linha. A medida é devido ao déficit dos recursos da poupança, de janeiro a junho os saques na caderneta superaram os depósitos. Atualmente a maioria dos financiamentos utilizam os recursos da poupança, com isso há escassez de recursos. A medida impede que uma mesma pessoa contraia mais de um financiamento junto ao banco estatal.
A nova regra tem vigência a partir do dia 17 de Agosto de 2015.
A CEF está enfrentando um cenário difícil, com menos recursos para emprestar aos seus clientes o banco acaba adotando medidas que restrigem o acesso ao crédito. Nesse ano por duas vezes seguidas a instituição aumentou a taxa de juros, além disso a estatal reduziu de 80% para 50% o valor máximo que pode ser utilizado para financiar um imóvel, na prática isso significa que quem busca financiar um imóvel usado pela Caixa, precisa dar de entrada, pelo menos, cinquenta por cento do valor do imóvel.
Porém, os depósitos em poupança têm caído ao longo deste ano e batido recordes negativos. Hoje o “investimento” perde para a infração, então quem ainda mantém o dinheiro aplicado acaba perdendo seu poder de compra, além disso os boatos de que o governo confiscaria o dinheiro da poupança fez com que milhares de brasileiros procurassem outras alternativas, tais como, Tesouro Direto, CDC, LCA, etc. A diferença entre o que entrou na poupança e o que foi sacado foi negativa em R$ 38,5 bilhões no primeiro semestre de 2015, pior resultado já registrado desde 1995, data em que o Banco Central começou a divulgar esses dados.
Para enfrentar a escassez de crédito da poupança o banco está priorizando o financiamento com os recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), recentemente foi anunciado uma nova linha de financiamentos, chamada de pró-cotista, ela permite o financiamento de até 85% do valor do imóvel. Tal linha de crédito é destinada exclusivamente aos cotistas do Fundo de Garantia que possuem conta ativa com, pelo menos, trinta e seis contribuições.
Deixe uma resposta