A COHAB de Santa Catarina anunciou nessa sexta-feira (07) que iniciou o processo para cobrar na justiça 4.720 mutuários, de 226 municípios do estado que estão inadimplentes com seus financiamentos com a Companha Estadual de Habitação. O valor previsto de arrecadação com a cobrança é de, pelo menos, R$ 70 milhões. A cobrança por via judicial pode garantir a companhia um acordo de pagamento com seus beneficiários ou então a retomada do imóvel, que é quando o beneficiário perde seu imóvel por falta de pagamento.
Segundo a companhia os inadimplentes ainda podem negociar suas dívidas diretamente com a Companhia de Habitação de Santa Catarina, entretanto eles não terão mais direito a descontos, apenas o parcelamento de suas dívidas.
Ao longo dos anos a companhia Estatal realizou diversas ações para negociar dívidas junto aos mutuários, em muitos feirões os descontos oferecidos chegaram a até 70% do valor da dívida, embora a adesão alcançada tenha sido satisfatória, muitos clientes optaram por não negociar suas dívidas. Por se tratar de uma empresa pública ela precisa recuperar seus investimentos realizados ao longo de quatro décadas.
A COHAB é uma empresa pública que constrói casas e apartamentos populares para famílias de baixa renda em Santa Catarina, o valor arrecadado será utilizado para investimentos em novas moradias, beneficiando dessa forma mais famílias. Cada beneficiário paga uma prestação acessível por mês, que é calculada de acordo com a sua renda familiar bruta. Caso os mutuários considerem que o valor da prestação está incompatível com a sua renda, ele pode pedir a renegociação do valor, bem como a prorrogação do prazo de financiamento.
No site cohab.sc.gov.br é possível consulta a lista com os endereços dos escritórios regionais da COHAB em Santa Catarina. A recomendação é de que os mutuários que estão inadimplentes renegociem suas dívidas o mais rapidamente possível, já que a empresa está disposta a negociar a situação individual de cada beneficiário.
Deixe uma resposta