O presidente em exercício, Michel Temer, pediu nesta quinta-feira (21) uma audiência com o Ministro da Cultura, Marcelo Calero, para que seja feito um estudo sobre a instalação de bibliotecas públicas dentro dos conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. A ideia seria espelhada em um projeto chamado “Bibliotecas do Amanhã” que vêm sendo desenvolvido pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
A instalação de bibliotecas seria uma forma do governo levar cultura e conhecimento aos beneficiários do Minha Casa, Minha Vida. O projeto ainda está em estudo de viabilidade, porém, o custo para implantação poderia ser baixo.
A ação contará com esforços do Ministério da Cultura, das Cidades e da Educação. Primeiro será feito um estudo de viabilidade técnica e de custos. O governo quer incentivar a leitura, principalmente nos conjuntos habitacionais voltados para famílias de baixa renda, que são as que menos tem acesso aos livros.
Dificuldades no Minha Casa, Minha Vida
O programa MCMV foi criado em 2009 para combater o déficit habitacional. Na edição do último domingo (17) o jornal O Estado de São Paulo noticiou a paralisia na contratação de novos empreendimentos, fato que afeta 6,1 milhões de famílias, que é o número de famílias que precisam de uma moradia digna.
A faixa 1,5 FGTS, por exemplo, foi anunciada pelo Minha Casa, Minha Vida 3, mas não chegou sequer a ser colada em prática.
Devido à falta de recursos as novas contratações também estão suspensas pelo Governo Federal. Desde que a terceira etapa do programa começou, em janeiro de 2016, a população que mais precisa acabou ficando excluída, é que as contratações da faixa 1, que beneficia as famílias que ganham até R$ 1,8 mil, estão suspensas desde 2015 e não foram retomadas em virtude da crise econômica.
Deixe uma resposta